Positivo do seu jeito

Dicas

Como fugir de spoilers na internet: instale essa extensão no Chrome para se blindar

4 de Maio de 2019

por: MKT Positivo

Será que existe um jeito de como fugir de spoilers na internet? Assim como temos vontade de assistir imediatamente a um filme ou uma série quando o conteúdo é disponibilizado, logo que terminamos de vê-lo cresce também o desejo de sair às redes sociais para compartilhar a nossa opinião.

Infelizmente, algumas pessoas não sabem fazer isso da maneira correta e acabam revelando pontos-chave da história ou até mesmo o seu final. Em tempos de redes sociais, aparentemente é cada vez mais difícil ficar longe dessas informações antes que chegue a hora de finalmente assistir àquela série.

Porém, da mesma forma que a tecnologia pode ser uma vilã nessa história, ela também pode salvá-lo inúmeras vezes. Para isso, basta conhecer algumas ferramentas capazes de impedir que os spoilers apareçam à sua frente antes da hora. Vamos aprender como se defender desse inimigo?

®GIPHY

Fugindo de spoilers no YouTube

Mesmo que você não veja um vídeo sobre um determinado assunto, os spoilers podem aparecer já no título de um conteúdo em alta no YouTube. Portanto, o simples fato de entrar nessa rede social e navegar tranquilamente por ela já o deixa exposto a esse perigo. Felizmente, existem algumas defesas.

A primeira dica é o BlockTube, uma extensão para Google Chrome. Ela permite que você selecione palavras-chave específicas para terem a sua exibição bloqueada no site. Assim, ao acessar a rede social, vídeos com esses termos não serão exibidos – nem mesmo o título.

A utilização é simples: basta digitar os termos que você não quer que apareçam, como “Game of Thrones”, “Vingadores” ou “Star Wars” e pronto. Outra alternativa é bloquear canais específicos. Em todos os casos, as páginas serão carregadas sem que conteúdos citando esses termos sejam exibidos.

Apagando o histórico de navegação

Outra solução, um pouco mais radical, é apagar o seu histórico de navegação no YouTube. O algoritmo do YouTube sugere vídeos para os usuários de acordo com as preferências que eles acumulam com o passar do tempo. Se as suas preferências estão vazias, então ele ainda estará em processo de construção do seu perfil.

Essa solução também pode ser obtida se você navegar no YouTube em modo anônimo. Dessa maneira, o que será sugerido para você serão conteúdos “em alta” relacionados aos mais diversos temas – e em especial com relação ao vídeo a que você está assistindo naquele momento. Nesse caso, ainda há riscos de receber spoilers, mas as chances diminuem.

Spoilers no Facebook? Não!

Para evitar os spoilers no Facebook, existem algumas extensões dos navegadores que podem ajudar. Uma delas é a Social Fixer, que permite a você filtrar os posts baseado em palavras-chave ou frases.

Para isso, basta fazer o download da extensão e clicar no ícone que aparece na lateral do navegador. Ao abrir as opções, ele direciona você diretamente para a rede social, com direito a um menu com diversas opções, incluindo os filtros que podem ser criados e selecionados.

Vale destacar que esta extensão funciona nos principais browsers no desktop e no mobile, porém não no aplicativo do próprio Facebook do celular. Portanto, é preciso ficar esperto.

Outra opção, esta para o Google Chrome, é o Unspoiler. Bastante simples, ela requer apenas que você instale a extensão e, ao clicar no ícone, digite o nome da série que gostaria de não receber informações.

Nas opções desta extensão, ela permite ainda que veja os spoilers salvos (para você conferir depois de assistir) e domínios que não estão na sua “lista negra”, ou seja, que podem passar pelo filtro criado sem problemas.

Evitando spoilers no Twitter

Um dos locais em que há maior divulgação de spoilers é o Twitter. O microblog é propício para comentários breves sobre um tema e, invariavelmente, quem entra por lá acaba lendo informações que não gostaria de ver antes da hora. Felizmente, também é possível resolver o problema por lá.

Basta acessar esse link logado com a sua conta. A opção “muted keywords” permite que você bloqueie determinadas palavras-chave. Isso garante que mesmo que os perfis que você segue postem spoilers sobre um determinado assunto eles não serão exibidos na sua linha do tempo.

Obviamente, todos esses recursos não vão torná-lo 100% livre das ameaças dos spoilers, mas as chances de que você não seja pego desprevenido aumentam consideravelmente.

CADASTRE-SE PARA FICAR POR
DENTRO DAS NOVIDADES DA POSITIVO.