mulher de braços cruzados brava porque recebeu spoilers de sua série preferida

Como evitar spoilers de filmes, jogos e séries na internet

Muitos de nós já receberam spoiler de alguém ou diretamente de alguma mídia. Em alguns casos, o recebimento de spoiler pode não causar nenhum desconforto, mas em outros pode acabar estragando bastante alguma experiência.

Martin, da série Frasier, tapando os ouvindo e dizendo "não me conte" em inglês

Seja em relação a lançamentos de filmes ou games, o “suspense” é a grande chamada para os fãs de algum conteúdo. 

E atualmente é muito difícil conseguir desviar de todas as informações que consumimos constantemente, principalmente se você é alguém conectado em todos os tipos de mídia. Então se você deseja se “proteger” dos spoilers na internet, descubra o que fazer acompanhando o conteúdo de hoje!

Afinal, o que é “spoiler”?

Spoiler é original do verbo spoil, que significa estragar, e é um termo de origem inglesa. A expressão spoiler é utilizada quando alguém revela o final ou uma informação importante sobre filmes, games, músicas, séries ou livros que uma outra pessoa ainda não assistiu, leu ou escutou. Sendo um termo usado constantemente nos dias atuais, já que as informações estão por todos os cantos da internet.

Andy, da série The Office, erguendo as mãos e dizendo "alerta de spoiler" em inglês

Como fazer para evitar spoilers na internet?

Para que você possa se defender dos spoilers online, existe um método simples e gratuito: a extensão Spoiler Protection. A extensão está disponível para o Google Chrome e derivados do Chromium, que é o caso do Edge e Firefox. Sendo que este último pode ser usado também na versão Android.

Essa extensão vai te ajudar a escapar de spoilers que você não deseja receber ao navegar pela internet. De maneira resumida, ela esconde informações conforme as palavras-chave dos seguintes canais:

Porém, antes de realizar a instalação, você precisa ser alertado que a extensão irá solicitar acesso ao seu histórico e os dados de navegação. De acordo com os desenvolvedores, nenhuma informação e nem dados são coletados de maneira identificável, apenas de forma anônima.

Para instalar a extensão, siga o passo a passo:

Passo 1: realize o download da extensão, seja na versão para o Google Chrome ou para Android;

como ativar a extensão Spoiler Protection 2.0 no Google Chrome passo 1

Passo 2: clique na extensão do navegador, lá você conseguirá adicionar palavras-chaves para censurar, assim como onde elas irão aparecer. Dessa forma, ele vai ocultar as palavras-chave em imagens, vídeos, extensões, em textos de sites, categorias, listas, etc. Adicione as palavras-chave de filmes, séries, jogos, enfim o que você deseja ocultar daquele conteúdo;

como ativar a extensão Spoiler Protection 2.0 no Google Chrome passo 2

Passo 3: você também pode criar categorias de palavras-chaves para esconder spoilers de séries e filmes de uma forma mais organizada. Para isto, basta fazer a classificação e colocar um cesto de palavras-chaves. Do lado também irá aparecer uma White List (Lista Branca), que são uma lista de URLs que você considera como confiáveis e que não precisam ser censurados;

como ativar a extensão Spoiler Protection 2.0 no Google Chrome passo 3

Passo 4: Na aba “Spoiler Context” você conseguirá personalizar algumas variáveis do site em questão; basta você dar um nome, a URL de domínio e utilizar classificações como módulo, classe ou ID com separadores em vírgula.

como ativar a extensão Spoiler Protection 2.0 no Google Chrome passo 4

É válido ressaltar que a extensão é totalmente gratuita, mas possui uma alternativa de doação para que se mantenha ativa.

Outras maneiras de evitar spoilers na internet

Confira agora outras dicas para evitar o temido spoiler na internet:

Fugindo de spoilers no YouTube

Mesmo que você não veja um vídeo sobre um determinado assunto, os spoilers podem aparecer já no título de um conteúdo em alta no YouTube. Portanto, o simples fato de entrar nessa rede social e navegar tranquilamente por ela já o deixa exposto a esse perigo. Felizmente, existem algumas defesas.

A primeira dica é o BlockTube, uma extensão para Google Chrome. Ela permite que você selecione palavras-chave específicas para terem a sua exibição bloqueada no site. Assim, ao acessar a rede social, vídeos com esses termos não serão exibidos – nem mesmo o título.

extensão BlockTube para fugir de spoilers na internet

A utilização é simples: basta digitar os termos que você não quer que apareçam, como “Game of Thrones”, “Vingadores” ou “Star Wars” e pronto! Outra alternativa é bloquear canais específicos. Em todos os casos, as páginas serão carregadas sem que conteúdos citando esses termos sejam exibidos.

Apagando o histórico de navegação

Outra solução, um pouco mais radical, é apagar o seu histórico de navegação no YouTube. O algoritmo do YouTube sugere vídeos para os usuários de acordo com as preferências que eles acumulam com o passar do tempo. Se as suas preferências estão vazias, então ele ainda estará em processo de construção do seu perfil.

Essa solução também pode ser obtida se você navegar no YouTube em modo anônimo. Dessa maneira, o que será sugerido para você serão conteúdos “em alta” relacionados aos mais diversos temas – e em especial com relação ao vídeo a que você está assistindo naquele momento. Nesse caso, ainda há riscos de receber spoilers, mas as chances diminuem.

Spoilers no Facebook? Não!

Para evitar os spoilers no Facebook, existem algumas extensões dos navegadores que podem ajudar. Uma delas é a Social Fixer, que permite a você filtrar os posts baseados em palavras-chave ou frases.

Para isso, basta fazer o download da extensão e clicar no ícone que aparece na lateral do navegador. Ao abrir as opções, ele direciona você diretamente para a rede social, com direito a um menu com diversas opções, incluindo os filtros que podem ser criados e selecionados.

extensão Social Fixer para fugir de spoilers na internet

Vale destacar que esta extensão funciona nos principais browsers no desktop e no mobile, porém não no aplicativo do próprio Facebook do celular. Portanto, é preciso ficar esperto.

Outra opção, indicada para o Google Chrome, é o Unspoiler. Bastante simples, ela requer apenas que você instale a extensão e, ao clicar no ícone, digite o nome da série que gostaria de não receber informações.

Nas opções desta extensão, ela permite ainda que veja os spoilers salvos (para você conferir depois de assistir) e domínios que não estão na sua “lista negra”, ou seja, que podem passar pelo filtro criado sem problemas.

extensão Unspoiler para fugir de spoilers na internet

Evitando spoilers no Twitter

Um dos locais em que há maior divulgação de spoilers é o Twitter. O microblog é propício para comentários breves sobre um tema e, invariavelmente, quem entra por lá acaba lendo informações que não gostaria de ver antes da hora. Felizmente, também é possível resolver o problema por lá.

como silenciar palavras no Twitter para fugir de spoilers

Basta acessar esse link logado com a sua conta. A opção “muted keywords” permite que você bloqueie determinadas palavras-chaves. Isso garante que mesmo que os perfis que você segue postem spoilers sobre um determinado assunto eles não serão exibidos na sua linha do tempo.

Claro que todas as dicas apresentadas aqui não vão ser 100% efetivas na proteção contra spoilers na internet, mas com certeza você já estará mais seguro quanto a isto! 

E para ver mais dicas como essas, siga acompanhando o blog Positivo do Seu Jeito.

Fonte(s):

Adrenaline.

VOCÊ TAMBÈM PODE GOSTAR
Mulher trabalhando no modelo home office na sala de sua casa.

Como escolher os equipamentos para home office?

lente de aumento sobre o título Google Tradutor aberto em um navegador da internet

10 truques do Google Tradutor que vão facilitar a sua vida

Mulher no banco de trás de um carro com o seu cachorro usando o novo serviço Uber Pet.

Uber Pet: descubra como usar para transportar seu animal de estimação

mulher tirando foto pelo smartphone

26 dicas para tirar boas fotos com o celular

Garota pensando na redação do ENEM segurando um caderno e olhando para cima com um lápis apoiado no queixo.

15 dicas para você tirar nota 1000 na redação Enem em 2024

lupa em cima de um gráfico feito no Excel

Como fazer gráfico no Excel

Inscreva-se na nossa

Newsletter


    Ao clicar em “enviar” a Positivo Tecnologia tratará os seus dados de acordo com a Política de Privacidade e Cookies.